Governo de Goiás

Escola de Saúde Pública do Estado de Goiás

Procure o que você precisa:
Terça, 25 de Fevereiro de 2020
NOTICIAS
III Jornada Científica da SES lota auditório da Escola de Saúde de Goiás
31/10/2019 10h55 - Atualizado em 31/10/2019 11h51

A 3ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) lotou o auditório da Escola de Saúde de Goiás nesta quarta-feira, 30 de outubro. Com o tema “Ciência no cotidiano do SUS”, o evento reuniu autoridades da área científica para discutir temas relevantes para o desenvolvimento do SUS com o objetivo de incorporá-las à saúde pública.  

No total, 25 estudos científicos realizados nas unidades do Estado foram apresentados durante o evento. A jornada é uma realização da SES-GO, por meio da Gerência de Pesquisa e Inovação da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás.  

Participaram da mesa de abertura do evento: a subsecretária de Estado da Saúde, Dra Luciana Vieira; a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Mestre Kelli Coelho Santos; o superintendente de Ação Integrada à Saúde, Dr. Sandro Rogério Rodrigues Batista; a superintendente de Saúde Mental e Populações Específicas, Candice Rezende Castro e Macedo; a representante da Superintendência de Vigilância em Saúde, Sônia Maria Oliveira dos Santos; representante  da Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, Cárita Cristina de Castro; a gerente de Pesquisa e Inovação, Welika Rosa dos Santos e o representante da Comissão Organizadora do Evento, Me. Aurélio Barbosa.  

A subsecretária de Estado da Saúde, Dra. Luciana Vieira, representou o secretário Ismael Alexandrino na mesa diretiva. Ela comentou que a atual gestão acredita no poder da ciência para transformar o SUS. “Um dos grandes desafios para a saúde pública é a incorporação da ciência e tecnologia. Produzimos muitas pesquisas, mas elas precisam refletir na melhoria do SUS”, explicou. Para Luciana, esse cenário pode ser melhorado de maneira coletiva, unindo academia, gestão e a assistência.  

A superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Kelli Coelho Santos, destacou que a jornada é resultado de um trabalho coletivo, envolvendo docentes, alunos das Instituições de ensino e pesquisa, membros dos Comitês de Ética em Pesquisas (CEPs), gestores e profissionais de saúde de Goiás. “Procuramos dar visibilidade à ciência, ao disseminar novos conhecimentos, que poderão ser agregados ao trabalho dos colaboradores que atuam no SUS”, enfatizou. 

Membro da comissão organizadora, Aurélio Barbosa lembrou que sem o conhecimento científico não é possível melhorar a Saúde Pública. Ele avaliou que é preciso incorporar as evidências científicas na tomada de decisão, tanto na gestão como na assistência, para promover melhores políticas públicas. 

Palestrantes de renome nacional marcaram presença no evento, como a jornalista Luiza Helena Gonçalves, que falou sobre comunicação científica.

Entre os assuntos abordados por eles estão a avaliação e pesquisa de políticas públicas no SUS; gestão informada por evidências: uso das evidências científicas para tomada de decisão no âmbito do SUS; comunicação científica com foco na população e nos agendes públicos; e integridade científica: plágio, falsificação, fake news e ciência aberta.

 

Apresentação dos trabalhos


Durante a jornada, os 25 trabalhos foram apresentados na modalidade pôster. Entre eles, há estudos populacionais/ecológicos, transversais, relatos de caso, relatos de experiência e revisão da literatura. Os temas abrangem, entre outros, doenças infecciosas, transtornos musculoesqueléticos, saúde do idoso, terapias integrativas e complementares, saúde bucal, gestão pública, saúde da mulher, saúde materno-infantil e saúde mental.

Em sua terceira edição, a Jornada Científica da SES envolveu mais de 300 pessoas, dentre eles pesquisadores, docentes, discentes das Instituições de Ensino e Pesquisa, membros de Comitês de Ética em Pesquia, gestores, profissionais de saúde e comissão organizadora. Para a próxima edição, a Escola de Saúde de Goiás pretende projetar a Jornada como referência na área científica no centro-oeste brasileiro.

 

Gabriela Dutra, com informações da Comunicação Setorial

Foto: Karim Alexandre

Rua 26, s/nº, Bairro Santo Antônio / Goiânia- GO CEP: 74.853-070

© Copyright 2011. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento