Governo de Goiás

Escola de Saúde Pública do Estado de Goiás

Procure o que você precisa:
Sexta, 20 de Setembro de 2019
NOTICIAS
Educação amplia melhorias na Saúde da Família e na Atenção Básica
08/08/2019 12h04 - Atualizado em 14/08/2019 12h41

A Escola de Saúde de Goiás realiza nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9, o terceiro encontro presencial do Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf/Atenção Básica) do Estado de Goiás. Durante os dois dias, 70 profissionais de saúde de diversos municípios goianos trocam experiências sobre a Gestão de Cuidado em Redes de Atenção à Saúde. O curso é uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-Fiocruz), do Rio de Janeiro, em parceria com o Estado de Goiás.

De acordo com Rosani Pagani, orientadora de aprendizagem da ENSP-Fiocruz, o objetivo da educação permanente voltada para o Nasf/Atenção Básica é melhorar a assistência ofertada aos usuários do SUS, fortalecendo o trabalho em equipe. Para isso, esses profissionais são qualificados por meio de novas tecnologias e ferramentas para o fortalecimento e a estruturação do processo de trabalho.

A assistente social Sônia Maria Faustino Damasceno faz parte da equipe de um dos cinco Nasf de Anápolis e conta como a educação permanente é decisiva para melhoria do processo de trabalho local. “Foi a partir da educação permanente e do uso da metodologia ativa que desenvolvemos um trabalho de rede de apoio para atender e orientar a população sobre violência contra a mulher”, exemplifica.

Saúde preventiva

O psicólogo João Paulo Rocha, de Professor Jamil, a 65 km de Goiânia, também destaca a importância desse curso para a realização de novas práticas voltadas para a saúde preventiva. “A partir da minha vivência no curso e ao longo de destes meses de aprendizado, criamos alguns grupos de saúde preventiva com a população local que realmente fizeram a diferença”, conta.

Em Silvânia, a fisioterapeuta e coordenadora do Nasf/Atenção Básica, Paula Rossana Sousa, afirma que o curso promove o fortalecimento do processo de diretrizes, que já era praticado no município havia oito anos. “A partir do conhecimento adquirido ao longo destes seis meses e por meio da troca de experiência, a gente percebeu a necessidade de melhorar o atendimento compartilhado”, explica Paula, que também foi responsável pelo desenvolvimento do projeto de Planificação da Atenção Primária em Saúde no município de Silvânia. O projeto foi escolhido como a melhor experiência exitosa do Estado de Goiás na 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, realizado no mês de julho em Brasília.

A representante da ENSP-Fiocruz reconhece a eficácia da educação permanente na melhoria da gestão de trabalho e atendimento do usuário do SUS. “De uma forma geral, tivemos um retorno muito positivo de como este curso consegue fazer mudanças significativas nos espaços de trabalho de cada município envolvido, tanto com sua equipe de saúde como os seus usuários nos territórios de Atenção Básica”, avalia Rosani.

 

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (fotos), da Comunicação Setorial

Rua 26, s/nº, Bairro Santo Antônio / Goiânia- GO CEP: 74.853-070

© Copyright 2011. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento