Governo de Goiás

Escola de Saúde Pública do Estado de Goiás

Procure o que você precisa:
Sexta, 20 de Setembro de 2019
NOTICIAS
Gestores da saúde participam de oficina sobre Sistema Digisus
03/07/2019 15h25 - Atualizado em 31/07/2019 15h24

Técnicos da área da saúde participam da oficina para o usuário do Sistema Digisus – Módulo Planejamento (DGMP). O curso começou nesta quarta-feira, 3, no Laboratório de Informática da Escola de Saúde de Goiás nesta quarta-feira, 3, e segue até sexta-feira, 5, e aborda o Módulo Planejamento, disponível no ambiente de produção desde janeiro de 2019. O sistema é utilizado para registro de informações relativas aos instrumentos de planejamento em saúde de Estados, Distrito Federal e municípios.

O DGMP possibilitará o registro sequencial das diretrizes, objetivos, metas e indicadores do Plano de Saúde; atualização das metas e lançamento de previsão orçamentária da Programação Anual de Saúde; elaboração do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior e do Relatório Anual de Gestão; e permitirá ainda o registro de metas da Pactuarão Interfederativa de Indicadores.

Ao DGMP serão incorporadas as funcionalidades dos sistemas Sispacto e Sargsus – utilizado para encaminhamento dos Relatórios Anuais de Gestão (RAG) anteriores a 2018 e que continuará disponível aos gestores até dezembro de 2019.

Os Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS) serão referência para autorização de acesso das Secretarias Estaduais de Saúde ao DGMP, que serão referência para autorização de acesso das Secretarias Municipais de Saúde, dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.

Planejamento ascendente

Nos últimos anos, o Ministério da Saúde (MS) tem desenvolvido ações no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a fomentar o planejamento ascendente, a discussão do rateio dos recursos e a fortalecer o processo de regionalização em saúde e de organização do sistema. Essas ações buscam trazer efetividade às determinações estabelecidas na legislação do SUS. Entre as prioridades do MS, está a reformulação dos sistemas de informação do SUS, com foco na integração das informações, de forma a facilitar o planejamento e monitoramento das ações e serviços em saúde.

O Digisus Gestor – um dos componentes da estratégia e-Saúde – é uma plataforma digital em construção, que tem por objetivo instrumentalizar os gestores públicos, pesquisadores e toda a sociedade, a obter informações e dados produzidos pelo MS, por suas entidades vinculadas e por órgãos de pesquisa, e disponibilizá-los de forma sistematizada, em forma de painéis, mapas, gráficos e tabelas de caráter executivo e gerencial.

 

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (foto), da Comunicação Setorial, com informações do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Ministério da Saúde

 

Rua 26, s/nº, Bairro Santo Antônio / Goiânia- GO CEP: 74.853-070

© Copyright 2011. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento