Escola de Saúde Pública do Estado de Goiás

Procure o que você precisa:
Segunda, 14 de Outubro de 2019
Esap sedia 80ª Semana Brasileira de Enfermagem
17/05/2019 11h12

Com o tema “Promoção do cuidado centrado em pessoas, foco na integralidade e gestão da qualidade em saúde”, a professora Vanessa Villa, enfermeira intensivista, abriu o ciclo de palestras do segundo dia da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem. Realizado na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap), o evento terá dois dias de palestras e minicursos para estudantes, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Estado de Goiás.

A palestrante destacou o sistema de saúde brasileiro como referência mundial. “Nosso Sistema Único de Saúde é conhecido no mundo todo por ser baseado na universalidade, equidade e integralidade. Somos muito respeitados por isso lá fora e já fomos usados como modelo de estudo até mesmo em uma pesquisa desenvolvida em uma cidade inglesa”, afirmou a palestrante.

Ao longo de sua explanação, Vanessa ressaltou o papel da enfermagem no contexto da saúde pública. “Somos mediadores de complexas situações de saúde. Este é o papel que o mundo espera do profissional de enfermagem. A natureza da nossa profissão é o cuidado centrado em pessoas”.

Tema central

Os desafios da enfermagem para uma prática com equidade é o tema central do evento, que teve sua abertura na noite de quinta-feira, 16, no auditório da Área 4 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Nesta sexta-feira, 17, e sábado, 18, a estrutura da Esap será sede da continuidade da programação, que contará com palestras, mesa-redonda e minicursos para enfermeiros, estudantes e técnicos de enfermagem.

O encontro é uma realização da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás, com apoio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO), e faz parte das comemorações em alusão ao dia 12 de maio, Dia Mundial da Enfermagem.

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (Foto), da Comunicação Setorial

Rua 26, s/nº, Bairro Santo Antônio / Goiânia- GO CEP: 74.853-070

© Copyright 2011. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento